quarta-feira, novembro 16, 2005

com a chegada abrupta de algo que se parece com o verão, não consegui fazer mais ontem do que estender a mão até o drive de dvd e trocar o disco por outro disco. assim, animatrix, o apanhador de sonhos e um filme genérico com denzel washington estão um tanto misturados no meu cérebro. mas deu pra perceber, mesmo no torpor do dia, que o apanhador de sonhos é muito, muito ruim. de maneira geral, filmes que envolvem gosmas do espaço não me interessam muito.

o livro de mesmo nome, de stephen king é, como quase todo o trabalho dele, muito subestimado e muito bom. ainda que se perca no final. o que é um problema de boa parte do trabalho dele. ele começa em pequena escala, cria personagens adoráveis, cria um clima e aí decide: now we need something BIG. a monster. no, BIGGER. 10 monsters. no, BIGGGGER. hmmm...
por isso meus favoritos são os livros dele em que ele reduz a escala. como carrie ou o iluminado ou as quatro histórias de diferent seasons.

nunca li ele traduzido e imagino que algo se perca, porque uma das coisas que ele tem é um ouvido maravilhoso para a língua, uma fluência incrível, uma capacidade de escrever livros que se lêem praticamente sozinhos sem utilizar truques velhos como a maior parte dos bestsellers. os personagens são ricos em textura, engraçados e nada genéricos. não é alta literatura, mas é prosa popular de alta qualidade

aí você vê um imbecil como o dan brown, que não tem capacidade pra varrer o chão do estúdio de king, ganhar o mundo com uma escrita incrivelmente ordinária, com personagens tão bidimensionais que chegam a ser transparentes, com uma fórmula idêntica para cada livro... mas como fala de DaVinci, do Louvre... "ah, isso deve ser bom.".

Nenhum comentário: