wilbur deve ser já leitor do The Beat. pra quem gosta de quadrinhos e principalmente pra quem faz, é bom pra cacete. eu leio faz um tempo. ontem me agradou muito essa história do Uncanny Valley, que fui seguindo link a link e cheguei a coisas bem interessantes.
é uma teoria sobre antropomorfismo. aparentemente surgiu no campo da robótica. humanos reagem com pouca ou nenhuma simpatia a máquinas com cara de máquinas. reagem com mais simpatia a robôs que tem características humanas. é uma curva crescente de simpatia, quanto mais "humano" o robô for. mas se o robô for demasiado humano, quase humano, há uma queda violentíssima na simpatia. é o tal uncanny valley. no entanto, se ele for completamente humano, a simpatia volta.
tem muito a ver com representação, estilização, com a maneira como desenhamos nossos personagens. me interessa muito, porque tenho me afastado do realismo, cada vez mais. principalmente desse "quase humano".
nesses links, cheguei a um artigo beeem interessante, do stephen jay gould, comentando a "evolução" biológica de mickey. aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário