quinta-feira, novembro 04, 2004

outra coisa que me consolou imensamente lendo a biografia de fellini é o número de projetos não-realizados. nós, que vemos a obra pronta, esquecemos todos os filhos bastardos pelo caminho, os projetos frustrados, ou a maneira como um projeto que não sai se transforma em outro...

alguém poderia objetar que, claro, cinema depende imensamente de dinheiro e esse é o motivo principal pelo qual projetos não saem. mas fellini tem histórias ótimas. um dos projetos mais ambiciosos dele não saiu nunca, ficou rondando por 20 anos. o poderoso dino di laurentis bancou tudo, construiu megacenários que envelheciam na cinecittá. enquanto isso, fellini tinha"sonhos premonitórios", palpites, intuições.... mil argumentos imateriais para não fazer o filme.

wilbur, sempre pronto a me chamar de vagabundo, vai dizer que estou só buscando desculpas. para o nosso falecido projeto dos cômicos, por exemplo. mas eu vou realmente cada vez mais pelo meu palpite. não sou fellini, uh, mas enfim. isso é no final das contas um brinquedo maravilhoso. devemos fazer o que nos dá na telha. exatamente isso. :)
ainda
mais considerando que não existem cenários mofando, atores sem emprego, produtores enlouquecidos... voltamos a crumb: it´s only lines on paper, folks.

Nenhum comentário: