terça-feira, janeiro 25, 2005

esse blog, normalmente tão hedonista e humanista hoje se pôe ____________(escolha o ista de sua preferência que indique alguma preocupação social.

artigo muito interessante na carta capital pergunta o seguinte: qual das visões de futuro deve triunfar de fato, a de 1984 ou a de admirável mundo novo? uma sociedade controlada por observação constante, com guerras como entretenimento e fator motivacional ou uma sociedade controlada de nascença, com escolhas genéticas, smart drugs e eliminação das diferenças?

a resposta em si é relativamente óbvia: uma mistura das duas. mas o argumento se desenvolve e é interessante. para quem quiser ir adiante, a matéria é baseada no trabalho de uma varda burstyn e certamente um googgle rápido pode oferecer complementações no assunto. vou ficar só em um detalhe, a palavra apavorante da semana: neuromarketing. ou seja: uso de tomografias, ressonâncias magnéticas e todo o novo conhecimento do cérebro para que empresas como coca-cola (grande investidora do projeto) possam saber exatamente como o ser humano toma decisões. e influenciá-las.

se isso não lhe dá um arrepio na espinha, não sei o que dizer.

Nenhum comentário: