segunda-feira, junho 06, 2005

é tão raro, tão raro, mas a semana foi tão produtiva que consegui entrar na sexta sem culpas. começar o final de semana devendo nada pra mim. dever pra si é pior do que para os outros. não, é tão ruim quanto.

assim, consegui flanar pelos dias sem pensar em quadrinhos. nem um pensamento furtivo, fugidio e atormentado. nada. eu era um operário padrão de férias. merecidas.

hoje, cheio de alegria de pensar em voltar para a mesa de desenho.

_____________________________________________

the dean´s december

lembro de momus descrevendo saul bellow como seu tipo de papa. um papa humano e humanista, iluminado. me reencontrei com ele (bellow, não momus) nesse fim de semana e é sempre o mesmo rosto que ele oferece: a cara marcada pelo tempo, o corpo se desintegrando, mas a mente um prodígio ainda de análise, interna e externa. unforgiving. nada passa por ele. nenhuma das 200 circunstâncias e detalhes e fatores que envolvem a conversa mais breve em um café. todo mundo tem um passado, um set de origens, um set de pensamento, uma filosofia, mesmo que não saiba; e quando dois humanos se encontram, uma biblioteca inteira os cerca. uma multidão ouve sua conversa e oferece insights ou perturbações. não é só na cama que nunca estamos sozinhos.

e de alguma maneira, o fantasma de bellow me segue depois pelo dia, dando palpites nas minhas meditações, como fantasmas mais ilustres davam a ele. é uma boa companhia.

eu reconheço essa voz, cheia de dúvidas, uma virtude que o conhecimento não apagou. pelo contrário. ele descreve seu personagem como alguém que leu livros demais. como alguém que não teve a sabedoria prática de desconsiderar esses livros, depois de uma certa idade. o reencontro do personagem com um companheiro de geração mais bem sucedido em se descolar desses livros é muito significativo. esse amigo dele parou de ouvir vozes. nenhum daqueles pensadores do passado que enchiam de entusiasmo as tardes adolescentes dos dois aparece mais para ele. ele pode exercitar suas mesquinharias sem pensar em rilke ou walt whitman. eles não estão mais por perto para ouvi-lo ou vê-lo fazer isso. a vida fica mais fácil.

você fica com a impressão que os escritores são como as fadas de peter pan. só vivem enquanto você acredita neles ou nelas.

Nenhum comentário: