terça-feira, maio 21, 2002

Livros de areia

Nosso Homer ilustrado, o criador de SuburbanLimbo, falava o outro dia de algo que ele queria que inventassem: um leitor de blogs, onde você pudesse reunir todos os blogs que lhe interessam e ir somando outros a cada momento. Pode-se fazer um portal, claro, mas ele imaginava algo mais prático. Entendo o ponto de vista dele. Cada dia descubro dois ou três que queria continuar lendo. Não se pode ler todos, por supuesto. Uma vida inteira não seria o suficiente, estamos no campo do incontável aqui, do Livro de Areia de Borges.

Ainda Borges: há algo de Aleph nisso: o ponto de onde se pode ver tudo. A visão totalizante e esmagadora da totalidade. Curioso ver essas teorias se realizando na web. Como a de Cortazar, citada abaixo. Outra cortazariana: a Cidade. Um lugar com que vários amigos sonham. Uma cidade, com canais, pontes e ruas que amigos visitam em sonhos. Ocasionalmente se vêem de relance, se perguntam no outro dia: você não estava lá? Também foi cumprida de uma forma, com os mundos virtuais da web, com portais onde se incorporam personas, com as comunidades online. Tudo isso é muito lindo e ocasionalmente aflitivo.

São tantos, tantos, tantos. De uma certa forma, lhe dá esperança na raça humana. No número de pessoas inteligentes que existem. Acabei de abrir um blog italiano, life,love,regret, onde ele deu um novo significado a s&m: smart and miserable. Desnecessário dizer que adorei isso.

Belo design e idéias vagas de uma garota inglesa:dissolved girl.

Adventures in dating cumpre a promessa do nome. Uma jovem profissional de NY, beirando o desespero, apela para uma agência de encontros. E conta tudo, com uma sinceridade impressionante.

And so on and on and on.

Nenhum comentário: