quinta-feira, abril 19, 2007

as fotos facilitaram tudo.com que conforto os jornais classificaram cho seung-hi como um monstro. um psicopata. ufa. com que conforto o cidadão médio recebe essa classificação. ahhh. ele não é um de nós. foi ele, foi ele.
e os outros? e os colegas a quem ele dedicou tudo isso? os que o ignoraram ou debocharam ou hostilizaram ou sabe-se lá a que ponto anda essa crueldade jovem americana, esse sistema de castas? todos esses 2.000 filmes americanos que vi até hoje estavam mentindo? não há um sistema cruel de castas no colégio, na universidade? os populares, os losers, os freaks. o outro. o inimigo é o outro. o estrangeiro, o alien, o que-não-sou-eu.
o que quero dizer é que há uma dinâmica. pode até haver uma psicose, mas a panela de pressão acelera o processo. no meu ponto de vista, todos os colegas apertaram o gatilho juntos.
(como no rio, amiguinhos. tiroteio entre traficantes e polícia mata 13. aceito o argumento: quem compra drogas é cúmplice. quem proíbe as drogas é cúmplice. quem vira o rosto para a miséria (todos os dias, todos os dias) é cúmplice. somos todos.)

8 comentários:

janaína disse...

hahahaha! aí está seu comentário, então.
e é isso mesmo, o inferno somos nós todos.

Odyr disse...

Eu podia estar roubando...

Anônimo disse...

está difícil de se ver saídas, aqui ou lá. ou.
há sempre o conforto da possibilidade dos pontos de vista. 'no meu ponto de vista...'
mas te juro: que saudade de uma verdadezinha quase absoluta!

samanta disse...

concordo sobre a "panela de pressão", mas é um pouco radical dizer que todos puxaram o gatilho. eu consigo me identificar com o cara: eu era a loser da minha escola, a freak, todos os meus coleguinhas me humilhavam constantemente todo santo dia por 4 anos. e o mesmo acontecee e ainda vai acontecer com muita gente. mas a identificação termina por aí.
é a vida aborrescente, fazer o quê. mas a verdade é que passa, e o loser provavelmente vai se dar melhor que os 'bullys'. ;P
então acho meio absurdo dizer que os outros são culpados também. o cara era um psicopata e mais cedo ou mais tarde iria explodir.

Odyr disse...

Sam, primeiro, você é um amor, não corria nenhum risco de você virar uma psycho. :)
E tem uma questão de níveis: dificilmente ele explodiria da mesma forma se estudasse no Brasil.Minha impressão é de que o abuso lá é beeem mais agressivo.
Mas basicamente eu acredito cada vez mais num mundo em que tudo o que você faz importa. Tudo está ligado. A borboleta, etc. Se eu sou grosseiro hoje com alguém na fila do banco, sabe-se lá se o cara não vai descontar na filha dele no final do dia. Tudo importa. Tudo está ligado.

quasechuva disse...

eu por exemplo, volta e meia me vejo em ponto de cho, como eu passei a chamar agora.
e mais
defendo que sem todas as camadas de verniz que nos passaram, em semelhante condição de repressão recalque e humilhação
todos nós condensaríamos uma chacina.
o que fizeram foi criar um consumo "meigo e inteligente" pra acalmar os nerds reprimidos
ah ah
é isso ou receitarem um remédio novo

quasechuva disse...

eu por exemplo, volta e meia me vejo em ponto de cho, como eu passei a chamar agora.
e mais
defendo que sem todas as camadas de verniz que nos passaram, em semelhante condição de repressão recalque e humilhação
todos nós condensaríamos uma chacina.
o que fizeram foi criar um consumo "meigo e inteligente" pra acalmar os nerds reprimidos
ah ah
é isso ou receitarem um remédio novo

Anônimo disse...

eu explodi com uma criatura no super, que olhou pra minha humilde garrafinha de cerveja chimay e perguntou inquisidoramente: "o que é iiiiissooô?"
tche, que irritação, subiu o cortem-lhe a cabeça, o que te interessa o que é isso e quanto custa? eu quero comprar e ponto!!!

dani, bile bovina